Câmbio Bitfinex Recebe Intimação do Governo dos EUA
Os reguladores dos EUA estão examinando um dos maiores câmbios de criptomoedas do mundo à medida que as questões se agrupam através de um token digital vinculado aos seus patrocinadores.
A Comissão de Negociação de Futuros de Mercadorias dos Estados Unidos enviou intimações na semana passada ao local de moeda virtual Bitfinex e Tether, uma empresa que emite uma moeda amplamente comercializada e afirma que está vinculada ao dólar, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto, que pediu para não ser identificado discutindo informações privadas. As empresas compartilham o mesmo diretor executivo.
As moedas de Tether tornaram-se um substituto popular de dólares em trocas de criptografia em todo o mundo, com cerca de US $ 2,3 bilhões dos tokens pendentes a partir de terça-feira. Enquanto a Tether disse que todas as suas moedas são apoiadas por dólares norte-americanos em reserva, a empresa ainda não fornece provas conclusivas de suas participações ao público ou suas contas são auditadas. Os céticos questionaram se o dinheiro está realmente lá.
A melhor hora para tirar seu dinheiro do Tether e Bitfinex foi à meses atrás. A próxima melhor hora é agora!
The best time to get your money out of Tether and Bitfinex was months ago.
The next best time to get your money out of Tether and Bitfinex is… RIGHT FUCKING NOW.https://t.co/LwI4fC1Hyx— Bitfinex’ed ? (@Bitfinexed) January 28, 2018
“Nós rotineiramente recebemos processo legal de agentes da lei e reguladores que conduzem investigações”, disse Bitfinex e Tether na terça-feira em uma declaração por e-mail. “É nossa política não comentar sobre tais pedidos”.
Erica Richardson, uma porta-voz da CFTC, não quis comentar.
Enquanto a Tether e a Bitfinex não divulgarem em seus sites ou em documentos públicos onde estão localizados ou quem está no comando, Ronn Torossian, porta-voz das empresas, disse em um email de 3 de dezembro que Jan Ludovicus van der Velde é CEO de ambos. Phil Potter é um diretor de Tether, de acordo com documentos – apelidados de Papéis para o Paraíso – recentemente divulgados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação. Ele também é o principal diretor de estratégia do Bitfinex.
No ano passado, a Wells Fargo & Co. encerrou seu papel como um banco correspondente através do qual clientes nos EUA poderiam enviar dinheiro para contas bancárias detidas pela Bitfinex e Tether em Taiwan. As empresas processaram o credor, mas depois retiraram a queixa. Torossian anteriormente se recusou a identificar os bancos utilizados pelo Bitfinex, a menos que um contrato de não divulgação tenha sido assinado, o que a Bloomberg News recusou.
Sem auditoria
Embora exista pouca informação pública sobre a forma como os atributos são criados, o preço do mercado sugere que os comerciantes acreditam que cada moeda vale US $ 1. Negociar o token da Bitcoin no Bitfinex ajudou a aumentar os preços da Bitcoin, Barry Leybovich, gerente de produto da IPC Systems Inc., que cria produtos de risco e conformidade para instituições financeiras interessadas em aplicativos de cadeias de blocos, disse no mês passado.
Um documento no site da Tether, compilado pela empresa de contabilidade Friedman LLP, mostra que tinha US $ 443 milhões e 1.590 euros (US $ 1.970) em contas bancárias a partir de 15 de setembro. Os tokens de suporte foram avaliados em US $ 420 milhões naquele dia, de acordo com a Coinmarketcap.com. A Tether não identificou os bancos onde esse dinheiro foi realizado e seus nomes foram apagados no documento.
Friedman disse em seu relatório que não investigou a confiabilidade dos registros de Tether. A empresa de contabilidade e a Tether recentemente reduziram os laços, disse Tether em uma declaração separada na segunda-feira.
“Tendo em conta os procedimentos minuciosamente detalhados que Friedman estava empreendendo para o balanço relativamente simples de Tether, ficou claro que uma auditoria seria inatingível em um prazo razoável”, disse Tether.
Friedman não respondeu às nossas mensagens que procuravam comentários.