Eu Odeio Sucesso e Felicidade

O discurso em torno do Bitcoin é frequentemente caracterizado por pessimistas que choram por coisas que não fazem sentido. “Bitcoin é muito volátil!” eles lamentam. “Ninguém jamais usará algo tão volátil! O Bitcoin nunca será amplamente adotado enquanto estiver assim!”

Este argumento é superficial e míope. A volatilidade não é uma propriedade inerente ao Bitcoin. É causado pela forma como as pessoas tratam o Bitcoin atualmente no mercado. É uma função das atitudes e comportamentos das pessoas. A rápida taxa de adoção do Bitcoin explica quase completamente sua volatilidade hoje; Não vejo necessidade, de qualquer forma, de qualquer explicação adicional. As enormes manias e quedas do Bitcoin são simplesmente um reflexo da dificuldade de negociar um preço razoável, mesmo no curto prazo, num ambiente que muda tão rapidamente. Algo que cresce regularmente em popularidade e utilidade será necessariamente volátil.

Reclamar que ninguém usará o Bitcoin porque ele é muito volátil é, portanto, como dizer: “A taxa de adoção do Bitcoin é tão surpreendentemente rápida que nunca será popular!” É como dizer: “Este forno está esquentando tão rápido que nunca conseguirei cozinhar com ele!” É como dizer: “Este romance é tão emocionante que ninguém jamais irá lê-lo!”

Não há evidências de que a volatilidade do Bitcoin o esteja prejudicando. Qualquer indicação imaginável da taxa de adoção do Bitcoin mostrará que a sua taxa de adoção é extraordinariamente rápida. Então, como exatamente a volatilidade pode ser um problema? Se o Bitcoin fosse menos volátil, teria uma taxa de adoção ainda mais rápida? Isto é um absurdo porque o preço do Bitcoin tem que subir à medida que mais pessoas começam a usá-lo, e se muitas pessoas novas começarem a usá-lo, então ele terá que subir rapidamente (ou seja, ser volátil).

Que coisa para reclamar. Não há como agradar algumas pessoas. Essas pessoas estão descobrindo algo tão fantasticamente incrível que enlouquecem tentando conseguir algo sempre que descobrem sobre isso e ficam torcendo as mãos e derramando lágrimas. É difícil imaginar um complexo de Jonas mais grave. Obviamente, as pessoas que compram bitcoins não consideram isso um problema suficiente para dissuadi-las.

Volatilidade Versus Liquides

A volatilidade pode ser diferenciada da liquidez, algo que o Bitcoin realmente precisa. A liquidez significa que uma quantidade valiosa do bem pode ser comprada ou vendida sem alterar significativamente o preço, enquanto a volatilidade se refere ao grau e à rapidez das mudanças de preço, independentemente do volume de comércio.

A liquidez de uma moeda limita o tamanho e o volume das compras que podem ser feitas com ela. Se você não pudesse comprar ou vender o mesmo valor em bitcoins que uma casa sem alterar significativamente seu preço, então você não poderia comprar uma casa com bitcoins.

A currency can be volatile and still be liquid. It is liquid if one person can buy a lot without affecting the price. However, if lots of people all try to buy a lot at the same time, then it will still be volatile.

O Preço Certo

Isso levanta a questão de qual seria um bom preço para o Bitcoin. Quando o Bitcoin se estabilizará? Deverá tornar-se menos volátil à medida que for mais amplamente adotado, porque será mais difícil para os eventos locais e as pessoas individuais afetarem muito o preço, certo?

Não necessariamente. Embora talvez vejamos oscilações diárias menos violentas, acho que é improvável que o Bitcoin atinja algo parecido com um preço estável. Se o preço do Bitcoin fosse estável, isso significaria que ele alcançou um equilíbrio com as outras moedas. Teria que haver algum ponto ideal onde houvesse exatamente o equilíbrio certo entre bitcoins e dólares. Quando o preço do Bitcoin subia um pouco demais, as pessoas começavam a vender por dólares, e quando caía um pouco demais, as pessoas compravam mais bitcoins.

Para quem pensa que isso é possível, pergunto por que aconteceria algum equilíbrio? O que significaria que o preço do Bitcoin fosse muito alto? Ao contrário de quase tudo, um preço mais alto para o Bitcoin não reduz nem um pouco sua utilidade. Simplesmente negociamos em quantidades menores. Na verdade, um preço mais elevado torna o Bitcoin mais útil porque um preço mais elevado indica que mais pessoas querem comprar, o que significa que a liquidez do Bitcoin cresce, o que o torna mais útil como moeda.

Portanto, eu sugeriria que nunca deveríamos esperar um equilíbrio entre bitcoins e dólares ou quaisquer outras moedas. Em vez disso, o Bitcoin deveria mostrar um padrão de hipermonetização. Tornar-se-á cada vez mais valioso a uma taxa cada vez mais rápida, cotada em termos de outras moedas. Seu gráfico de preços deve mostrar um aumento assintótico que se aproxima do infinito após um tempo finito.

O Bitcoin pode estabilizar em termos de bens reais, mas não vejo razão para pensar que irá estabilizar em termos de outras moedas. Assim que o Bitcoin começar a matar as outras moedas, ele ainda será volátil e isso ainda será uma indicação de seu sucesso.

Se minha previsão estiver errada e o Bitcoin deixar de ser volátil, esse pode ser um bom momento para descartá-lo.

Os Propósitos do Dinheiro

“Mas”, protestam os chorões, “o Bitcoin não pode ser usado como unidade de conta! Como pode ser uma moeda quando não se pode usá-la para distinguir lucro de prejuízo?”

Para contextualizar este argumento, analisemos as três funções tradicionais do dinheiro. Muitas vezes, o dinheiro é simultaneamente reserva de valor, meio de troca e unidade de conta. O argumento é que, se um bem não é útil como unidade de conta, então não é dinheiro. Contudo, a única relação necessária entre estas três funções é que um meio de troca deve também ser uma reserva de valor. Uma coisa pode servir como reserva de valor sem ser um meio de troca ou uma unidade de conta, e uma coisa pode ser uma unidade de conta sem ser nenhuma das outras duas. Konrad Graf escreveu um artigo desenvolvendo este ponto.

Não há nenhuma razão específica para que a volatilidade do Bitcoin, que o torna menos útil como unidade de conta, impeça o seu crescimento como moeda. Ainda é excelente como reserva de valor e meio de troca, o que são razões suficientes para comprá-lo. Além disso, nada impede um investidor de Bitcoin de fazer negócios em Bitcoin e usar moedas nacionais como o dólar ou o euro como unidade de conta.

Num futuro relativamente próximo, poderá chegar um momento em que nenhuma unidade de conta real estará disponível porque o Bitcoin crescerá a um ritmo rápido, mesmo quando as outras moedas estiverem hiperinflacionadas. O mundo não vai desmoronar. As pessoas terão apenas que pensar com um pouco mais de cuidado sobre as suas decisões económicas durante este período. E este será o sinal definitivo do sucesso do Bitcoin.

Aqueles que se preocupam com a volatilidade do Bitcoin não conseguem entender o que isso realmente significa para o Bitcoin. Eles não são capazes de pensar o suficiente para compreender o destino final do Bitcoin.

No curto prazo, quanto é uma vírgula à direita ou à esquerda? O Bitcoin é instável a qualquer preço, e todos devemos nos sentir sortudos por termos conseguido entrar nele quando ainda tem um preço. Agora sente-se, pare de reclamar, tome uma boa taça de vinho e observe enquanto o Bitcoin domina o mundo.

Artigo original por Daniel Krawisz

Traduzido por Paulo Neto

Deixe um comentário