Mercado de criptomoedas governado por código sem lei do Velho Oeste

A queda recente do bitcoin e outras criptomoedas foi causado pela falta de regulamentação, um especialista disse ao Notícias Bitcoin. O fato de dinheiro digital não possuir valor intrinsico, seu preço em real não tem nenhuma explicação lógica.

“Por exemplo, o preço de ações são baseados no valor real de uma empresa e sua lucrabilidade. O preço do óleo e ouro não pode ser fisicamente menor por causa do custo de se extraí-los como minerais” O consultor financeiro da Teletrade, Mikhail Grachev disse numa entrevista com a RT.

É muito mais difícil avaliar criptomoedas. Pode ser o preço do equipamento de mineração, o preço da energia gasta para se criar tokens digitais, diz o analista. No entanto, com centenas de novos tokens introduzidos ao mercado todos os dias, cálculos assim começam do zero.

“Não importa se o mercado caiu por causa de um grupo de grandes –hodlers– e mineradores, ou não. O fato é que agora o mercado de criptomoedas é dominado pelos códigos do Velho Oeste e as regulamentações de legislações vigentes no são aplicam a esse mercado.” Disse Grachev.

Se houver uma suspeita de fraude ou uso de informação privilegiada (insider information), ou se tiver um fato confirmado de roubo de criptomoedas, investidores não terão onde recorer, diz o analista. O problema será resolvido quando o bitcoin e outras moedas digitais são dadas acesso à plataformas regulamentadas.

Futuros de Bitcoin já são comercializados no CME, O maior câmbio de futuros do mundo. A ICE (Intercontinental Exchange) disse na semana passada que, junto com a startup Blockstream, vai lançar um serviço para enviar dados de câmbios de criptomoedas para os trader de Wall Street.

“É óbvio – cedo ou tarde esses problemas serão resolvidos em um formato global e teremos a oportunidade de negociar criptomoedas em plataformas regulamentadas.” Disse Grachev.

1 thought on “Mercado de criptomoedas governado por código sem lei do Velho Oeste

Deixe um comentário