Poder computacional do Bitcoin continua batendo recordes
O Poder de computacional do Bitcoin (hashrate) que mede quantas operações criptográficas por segundo são executadas na rede para a mineração dos blocos do Bitcoin está batendo um recorde atrás do outro.
Apesar do preço do Bitcoin ter caído desde dezembro de 2017 quando atingiu um valor de 20.000 dólares nas maiores casas de câmbio do mundo, o hashrate que mede o poder computacional do Bitcoin vem subindo, isso significa que apesar do preço os mineradores vem investindo constantemente em novos equipamentos, e também significa que as máquinas que mineração (ASIC) vem ficando cada vez mais eficientes.
Para entender um pouco como tudo isso funciona, imagine que para criar um bloco na rede você tem que descobrir que palavra estou pensando, você pode tentar quantas vezes quiser e quem descobrir primeiro publica o próximo bloco. Hashrate nada mais é que o número total de tentativas que todos os mineradores do mundo estão fazendo por segundo para descobrir essa “palavra” que o bitcoin está pensando, chamamos essa “palavra” de hash (um conjunto de letras e números).
Hoje como podem ver no gráfico acima ultrapassamos 100 milhões de trilhões de hashes por segundo, isso significa que o bitcoin tem o poder de chutar 100 milhões de trilhões de palavras diferentes a cada segundo.
Porque Hashrate é importante?
Quanto maior o hashrate mais difícil fica para minerar o Bitcoin, imagine que você consiga chutar 10 palavras por segundo e outras pessoas totalizem 100 palavras por segundo, você tem 1/10 chaces de descobrir a palavra antes de outra pessoa, agora imagine que as outras pessoas agora totalizem 1 milhão de palavras por segundo, agora suas chances são de 1/100.000.
Foi assim portanto que o Bitcoin começou a ganhar valor, conforme foi ficando cada vez mais difícil de se conseguir minerar o bitcoin mais as pessoas foram dando valor à ele, e devido a grande invenção do bitcoin que é o ajuste de dificuldade o simples fato de se tentar encontrar mais bitcoin não aumenta o número de bitcoins em circulação mais do que deveria.
Enquanto o hashrate do Bitcoin não para de subir não podemos dizer o mesmo de seus concorrentes e auto-nomeados “Bitcoin de verdade”. Tanto o Bitcoin Cash e o Bitcoin Satoshi Vision vem perdendo potência dia após dia, apesar de terem sido promovido pelos maiores mineradores do mundo eles mesmo não estão investindo tanto dinheiro assim.