Introduzindo ZAP, A carteira para a rede relâmpago do bitcoin

Anunciando ZAP

A versão beta da carteira ZAP que funciona através da Rede Relâmpago (Lightning Network) foi lançada hoje. Zap é um projeto aberto (open source) desde sua existência, mas usar e experimentar a Rede Relâmpago sempre requeriu um pouco de conhecimento técnico. Hoje, com esse lançamento isso muda, ou pelo menos facilita.

Você pode baixar e usar o Zap para Mac, Windows e Linux com apenas alguns cliques aqui.

Existem também uma série de videos e tutoriais e uma página de perguntas mais frequentes se você acabar ficando perdido ou com dificuldades.

Lightning Nodes

Zap – Fazendo a Rede Relâmpago usável para qualquer um

Zap foi criado para ligar as pontas entre protocolo técnico da Rede Lightining e os bilhões de usuários em potencial, mas ainda falta um pouco para chegarmos lá. Apesar da tentativa ser de fazer um produto tão simples quanto possível, isso é um processo que leva tempo. Algumas coisas podem falhar, outras podem parecer confusas, mas tudo bem, um dia a gente chega lá.

No entanto, esperamos que este seja um passo na direção certa – permitindo que qualquer pessoa experimente a rede Lightning através de uma interface intuitiva e familiar com o clique de um botão.

Mas, mas isso não é para a Mainnet?

Não, este lançamento é apenas para a Testnet do Bitcoin. Se você fizer alguma autoconfiguração, você pode usar o Zap no mainnet, mas o Zap não publicará as versões mainnet até que os desenvolvedores e a maior comunidade da Lightning Network estejam prontas.

É o sentimento mais legal do mundo ter pessoas tão entusiasmadas e entusiasmadas com o que você passa seu tempo trabalhando apaixonadamente. Eu acho que o desejo dessa comunidade de melhorar Bitcoin juntos todos os dias é incrível. Dito isto, não recomendo o uso do mainnet até que os desenvolvedores de protocolos e a comunidade do Lightning, como um todo, o encorajem.

Neste momento, o rápido crescimento do mainnet é um pouco preocupante. Muitas pessoas não compreendem alguns dos custos e riscos mais sutis do uso do mainnet. Sim, você pode perder seu bitcoin, e isso seria uma vergonha, mas o custo maior é o tempo e os recursos que os principais desenvolvedores perdem. Eu testemunhei de primeira mão alguns dos desenvolvedores mais inteligentes da Bitcoin perderem um tempo valioso, pois precisam passar de ser um desenvolvedor de protocolo para um representante de suporte ao cliente. Esse é o custo e risco real e caro dos usuários que não seguem o conselho e o roteiro dos desenvolvedores. Eu acho que todos os que estão testando o Lightning no mainnet estão fazendo isso com as melhores intenções, mas não vamos deixar a política externa e o desejo de provar a nós mesmos entrar no caminho da engenharia de som, do progresso do protocolo e da segurança do usuário.

Boa sorte!

Deixe um comentário