Adoção: Segwit vs Bcash

Mais de um ano se passou após a bifurcação do Bitcoin que deu origem ao Bcash (BCH), uma versão centralizada que visa a competir com o Bitcoin na área de pagamentos. Uma outra coisa pouco notada que aconteceu na mesma época foi a ativação do SegWit, ambos são atualizações que visam aumentar a capacidade da rede descongestionando a fila de transações e em consequência diminuindo as taxas de transação.
Hoje vamos mostrar uma pesquisa feita pelo BitMEX, uma das maiores casas de câmbio de Bitcoin do mundo, sobre a adoção do Segwit e do Bcash e quantas transacões realmente foram realizadas nas distintas abordagens para resolver um único problema: scalabilidade.
Os dados mostram que o SegWit vem aproveitando de um crescimento forte e consistente, enquanto o volume do Bcash vem aumentando lentamente desde seus níveis mais baixos para em torno de de 9% das transações do Bitcoin. Em outubro de 2018, muito poucas moedas pré-divididas estão se movendo pela primeira vez desde a bifurcação.

Na rede Bitcoin, a adoção da SegWit cresceu substancialmente. A adoção agora se aproxima de 50% e o crescimento tem sido razoavelmente consistente e gradual ao longo do período.

Como o gráfico acima indica, o volume de transações do Bcash caiu de 10% do nível do Bitcoin em março de 2018, quando nós comentamos o tópico pela última vez, para cerca de 6%. Então, no final do verão de 2018, o volume de Bcash aumentou novamente, para cerca do nível de 10%. Os números do Bitcoin Cash são um pouco distorcidos pelos “testes de estresse” que ocorreram em agosto de 2018 e setembro de 2018. No entanto, a porcentagem do volume mediano de transações de de Bitcoin Cash em comparação com o Bitcoin nos últimos seis meses é de 9,0%.

Desde o lançamento do Bcash, ocorreram 22,1 milhões de transações de SegWit, apenas 17,0% a mais do que o número acumulado de transações de Bcash, que é de 18,9 milhões. Embora, como mostra o gráfico acima, isso parece ser distorcido pelos testes de estresse.
Antes do início dos testes de estresse, em julho de 2017, havia 15,5 milhões de transações SegWit, 95,1% a mais do que o número de transações com Bcash.

Quanto ao sistema de análise de fluxo de investidores do BitMEX, 9,1 milhões de Bitcoins que existiam antes da bifurcação mudaram pelo menos uma vez desde o fork, em comparação com 8,6 milhões de Bcash. Como o gráfico acima indica, o gradiente do gasto pela primeira vez desde que as linhas do fork estão se achatando em ambos os lados da divisão, o que potencialmente indica mudanças adicionais significativas na dinâmica do fluxo do investidor é improvável.
Fonte: BitMEX