Minadora de Bitcoin de 1 Gigawatt em construção no Texas vai superar a do Bitmain
A Bitmain, que recentemente abriu uma enorme mineradora de bitcoin em uma antiga fábrica na cidade de Alcoa no Texas, terá concorrência pelo manto de”maior do mundo”.
Um projeto foi inaugurado este mês, que começaria com 300 megawatts e expandiria para 1 gigawatt até o final do próximo ano, superando a mina da Bitmain que contempla a expansão de 25 MW para 50 MW para apenas 300 megawatts em sua maior fase.
A desenvolvedora de data centers Whinstone US, proprietária de uma mina de bitcoin na Louisiana e construindo na Holanda e na Suécia, montou o projeto Rockdale em parceria com a GMO Internet, a versão japonesa do GoDaddy.
Uma semana após a inovação em 7 de novembro, a Whinstone US concordou em ser adquirida pela Northern Bitcoin da Alemanha, que administra uma mina de bitcoin na Noruega em recursos renováveis.
No acordo com todas as ações, a Northern Bitcoin emitirá 3.720.750 novas ações para os acionistas da Whinstone US, de acordo com o chefe de comunicações da Northern Bitcoin.
Na quarta-feira, as ações do Northern Bitcoin (ETR: NB2) subiram 42%, para € 23,60, avaliando a empresa em cerca de € 180 milhões.
O data center custará US $ 150 milhões para ser construído e fornecido, estimou Whinstone quando apresentou o projeto pronto para trabalhos para muita fanfarra local em 1 de novembro.
A mina chegaria à capacidade máxima até 2020, com 300 megawatts de energia programados para entrar em operação no primeiro trimestre e os 1 gigawatt total programados para o quarto trimestre.
De fato, os projetos de mineração em duelo compartilham um proprietário comum. Ambos habitam imóveis pertencentes à gigante Alumínio, Alcoa, que comprou uma área de mais de 33.000 acres na década de 1950 e transformou a área conhecida localmente como Sandow Lakes Ranch em um centro industrial.
O Northern Bitcoin disse que duas empresas listadas assinaram como seus primeiros clientes e que “usarão uma parcela significativa da capacidade de mineração de Bitcoin”, mas a empresa se recusou a nomeá-las.
Em um comunicado conjunto anunciando sua fusão, Aroosh Thillainathan, co-fundador da Whinstone US, disse que o acordo pode “moldar o rumo futuro da indústria global de mineração” e Mathis Schultz, CEO da Northern Bitcoin AG, disse que a fusão “catapulta” empresa lançada em 2018 para o topo do pacote mais rapidamente do que o planejado.
Em julho, a fusão proposta anteriormente pela Whinstone fracassou depois que a Hydro66 Holdings Corp., uma construtora sueca de data center, concluiu seu próprio aumento de capital e desistiu do acordo.