Bitcoin sem o uso da internet ou da rede elétrica
Um dia, todos nós poderemos enviar Bitcoin literalmente de qualquer lugar do mundo, sem eletricidade e sem conexão com a internet.
As transações de Bitcoin fora da rede parecem estar se tornando uma possibilidade alcançável, já que mais um desenvolvedor conseguiu enviar bitcoins sem uma conexão de dados, usando hardware de baixo custo ao consumidor.
Um desenvolvedor de Auckland, Nova Zelândia disse ter conseguido durante esse final de semana enviar uma transação de bitcoin à uma distância de 12.6 km de uma região onde não havia sinal de celular, internet ou rede elétrica.
A notícia foi divulgada hoje pelo usuário do Twitter @Coinsurenz, ele diz ter utilizado 4 goTenna e a carteira de Bitcoin Samourai Wallet.
“Nesse final de semana eu enviei uma transação de bitcoin à um outro ponto que estava à 12.6km de distância sem uma rede celular ou conexão de internet. Aqui está uma tempestade de tuites sobre como eu usei @gotenna e @SamouraiWallet para fazer isso.”
Para quem não sabe, as goTennas são pequenos dispositivos que grupos de aventureiros usam para se manterem conectados uns aos outros em áreas sem recepção celular. Os dispositivos emparelham com smartphones via bluetooth e enviam dados para seus colegas aventureiros usando frequências de rádio.
O único problema é que as goTennas funcionam melhor em áreas abertas.
Como ele enviou Bitcoin?
Primeiro, as antenas foram colocadas a cerca de seis quilômetros de distância em terreno alto para dar a melhor conexão possível.
Usando o smartphone, ele gerou uma transação Bitcoin assinada na carteira Samourai como uma mensagem goTenna.
O serviço de mensagens goTenna entregou com sucesso duas transações de Bitcoin assinadas para o smartphone da namorada do dev – também conectado à rede goTenna.
A primeira transacção foi enviada a 5,6 km e a segunda a 12,7 km.
Pode parecer simples, mas redes fora da rede como essa podem ter aplicações futuras valiosas – particularmente em tempos de desastres naturais.
Todos os dispositivos nesta configuração podem ser movidos a energia solar, portanto, em teoria, todo este sistema pode existir fora da rede – pelo menos em parte.
Ocasionalmente, essa rede fora da rede deve sincronizar com o blockchain do Bitcoin para evitar gastos duplicados.
A verdadeira inovação aqui é que este sistema goTenna é muito mais simples (e mais acessível) do que outras soluções Bitcoin impotentes criadas ultimamente.
No mês passado, os desenvolvedores divulgaram detalhes de conceito semelhante que usavam energia solar, baterias e rádios de ondas curtas para realizar transações fora da rede e na cadeia.
Mas os rádios de ondas curtas exigem mais conhecimento especializado do que os smartphones para operar, e em muitos países você até precisa de uma licença. Muito mais equipamento do que quatro toneladas e um smartphone barato.
Da próxima vez que minha família me disser para fazer uma caminhada por falar muito sobre Bitcoin, minha diversão não precisa parar!