$200 milhões em Bitcoin enviados por $0,1
Em 15 de outubro, um usuário do Bitcoin movimentou 29.999 BTC, no valor de US $ 194 milhões, com uma taxa de US $ 0,1, transação que, com os bancos, custaria dezenas de milhares de dólares.
“Nouriel Roubini precisa entender o que significa movimentar $200 milhões em valor ao redor do mundo sem restrições por apenas $0,10. Isto seria impossível antes da existência do Bitcoin.”
Uma narrativa freqüentemente impulsionada contra criptomoedas como Bitcoin e Ethereum é que é caro compensar transações devido a taxas enviadas a mineradores. No entanto, o pagamento de US $ 194 milhões na blockchain do Bitcoin demonstra o potencial de moedas de consenso para otimizar significativamente os pagamentos transnacionais.
$ 1 milhão através de um banco custa mais de $10.000
A Transferwise é uma empresa multibilionária baseada no Reino Unido que elimina taxas ocultas em transferências bancárias. Na plataforma, os usuários podem enviar pagamentos pequenos a grandes através de contas bancárias com taxas substancialmente mais baixas.
No entanto, mesmo em uma plataforma como a Transferwise, para enviar mais de US $ 1 milhão, ela custa mais de US $ 7.500 em taxas de transação. Isso significa que, por meio de transferências eletrônicas e métodos bancários convencionais, são necessários dezenas de milhares de dólares para liquidar uma transação que seja maior que US $ 1 milhão.
Em termos percentuais, US $ 7.500 equivalem a menos de 1% de US $ 1 milhão e, nesse sentido, uma taxa de US $ 7.500 é barata. Mas, na rede Bitcoin, que é supostamente altamente ineficiente no processamento de pagamentos, custa menos de US $ 0,1 para compensar uma transação de US $ 194 milhões.
Em 14 de outubro, o aclamado crítico de criptomoedas Nouriel Roubini, economista e professor da Stern School, afirmou que custa US $ 60 para processar uma transação Bitcoin e, como tal, custa US $ 63 para comprar um café Starbucks que custa US $ 3, usando Bitcoin.
“Portanto, o custo por transação do bitcoin é literalmente de $60. Então, se eu fosse comprar um café com leite de $3 no Starbucks eu teria que pagar $63 para obtê-lo! Assim, o mito de uma “nova tecnologia brilhante que reduz as vastas taxas de sistemas financeiros legados!” Tornou se uma mentira imensa!”
Afirmou Nouriel no tuíte abaixo
Em resposta, o respeitado investidor em criptomoedas e co-fundador da Blocktower, Ari Paul, afirmou que a taxa de transação do Bitcoin, que é inferior a US $ 0,1, é publicamente verificável no blockchain.
“As taxas de BTC são inferiores a US $ 0,10, facilmente verificáveis. Se você valoriza a verdade, forneça uma correção pública. Se o seu objetivo é enganar as pessoas simplesmente com declarações falsas, continue. Não há nada para pesquisar. As taxas são visíveis publicamente a partir de muitas fontes (googling it works). Acho melhor não fornecer uma fonte específica, porque, independentemente da fonte, a fonte é atacada, ”
Bitcoin poderia primeiro quebrar o mercado bancário internacional
Conforme a escalabilidade das redes públicas de blockchain melhora com a integração das soluções de escalonamento on-chain e de segunda camada, as criptomoedas serão capazes de lidar com pequenos pagamentos com maior eficiência.
Mas, no médio prazo, dada a capacidade do blockchain de processar pagamentos em larga escala ao mesmo custo de uma pequena transação, é altamente provável que as criptomoedas ganhem ampla aceitação por parte de investidores e empresas no mercado bancário offshore. Indústria de $30 trilhões que depende de instituições financeiras para limpar grandes transações.
Gastar de $0,1 à $1 por uma transação de $5 à $10 pode ser ineficiente e impraticável. No entanto, gastar a mesma taxa para processar transações de milhões de dólares fornece criptomoedas com o Bitcoin uma clara vantagem sobre sistemas legados.